ESCOLINHA DE AGROECOLOGIA
ECOAR-TE
Iniciamos no dia 15-09-2014 o Projeto experimental ECOAR-TE, desenvolvido pela nossa Coordenadora de Comunicação e Cultura Marcelle Felippe e Dayanne Uchôa no Centro Centro de Referência e Práticas Sustentáveis Luiz Poeta.
O primeiro módulo foi construção de um livro, no qual a metodologia foi a criação artesanal de todo o livro. Realizamos oficinas de: papel reciclado, desenho e pintura, desenvolvimento de história, tintas naturais, mandala de sementes para capa, encadernação...até chegarmos na publicação dos nossos livrinhos.
Experimentamos reciclar papel fazendo texturas e cores com sementes, palhas, folhas, beterraba, urucum...
O ECOAR-TE é um projeto que esta nascendo, mas que vem com a energia de ecoar de nós o melhor e mais criativo universo da arte em multiformas coloridas!
Acompanhe pelo Facebook:
https://www.facebook.com/verdejar/media_set?set=a.715117398525963.1073741862.100000831278826&type=3
2015 - 2 ANOS DO GRUPO CAPOEIRA VERDEJANTE
Projeto CAPOEIRA VERDEJANTE
Núcleo Serra da Misericórdia
Aula Ministrada por: Projeto (Vanessa Romão)
Supervisão: Instrutor Blackout (Wanderson Eiras)
O Projeto Capoeira Terranossa Verdejante, iniciou em Outubro de 2013 com uma parceria da Verdejar Socioambiental com a Associação de Capoeira Terranossa, do Saudoso Mestre Cid, por intermédio da aluna Projeto além de parceiros locais: Comércio Macarrão, costureira local Cilier e responsáveis das crianças.
A proposta reúne a prática da capoeira, dança, canto, luta, arte, meio ambiente, educação e socialização, ajudando a mobilizar os participantes para ações significativas na comunidade em que vivem e no seu entorno, melhorando suas perspectivas de vida, mostrando-lhes uma atividade que além de inclusiva possui elementos históricos que retratam todo oum processo de resistência de uma cultura. Bem como a formação do cidadão crítico dentro da sociedade, utilizando-se de elementos genuinamente Brasileiros.
CAPOEIRA TERRANOSSA
A Associação de Capoeira Terranossa tem como Objetivo direto, difundir a capoeira como filosofia de seu trabalho, seja buscando o desenvolvimento do nível técnico, teórico e didático-pedagógico da capoeira como arte, luta, cultura, profissão e filosofia de vida; procurando resgatar a valorização dos verdadeiros Mestres, como representantes autênticos da manifestação cultural genuinamente brasileira.
Contribuindo para a formação de novos profissionais da capoeira, o grupo de baseia no respeito, disciplina, socialização, e na liberdade de poder se expressar como cidadão na sociedade.
Buscando o engrandecimento do caráter, dignidade e valorização pessoal, a Associação de Capoeira Terranossa procura transmitir aos seus seguidores a capoeira como arte-luta e manifestação de um povo que se expressa através da liberdade e tradições.
Nossas crianças participaram da sua primeira copinha. Alem de ganharem medalhas trocaram de corda!
Primeira participação do núcleo TERRANOSSA VERDEJANTE na roda de mês
TURMA TERRANOSSA VERDEJANTE
Nossas crianças participaram da sua primeira copinha. Alem de ganharem medalhas trocaram de corda!
"...EU APRENDI, A JOGAR CAPOEIRA NA SERRA, SERRA DA MISERICÓRDIA, NO MEIO DA NATUREZA, PRESERVANDO A MATA E SUA HISTÓRIA..."
Acompanhe pelo Facebook:
https://www.facebook.com/verdejar/media_set?set=a.590033417701029.1073741845.100000831278826&type=3
https://www.facebook.com/verdejar/media_set?set=a.674992205871816.1073741852.100000831278826&type=3
Intercâmbio de linguas com Margaret Lovallo
Nossa voluntária Californiana Margareth vem ofereceu aulas de inglês para crianças da comunidade de Janeiro a Maio de 2103.
O aprendizado de uma língua estrangeira oferece a possibilidade de aumentar sua interação com diferentes culturas ao redor do mundo, e também amplia a forma de entender o cotidiano através do aprendizado de uma nova linguagem.Através de brincadeiras e dinâmicas, um novo vocabulário é transmitido de forma simples e divertida, preparando os pequenos também para receber novos voluntários verdejantes no futuro.
As aulas ocorreram no Centro de Práticas Sustentáveis Luiz Poeta. Ao final da vivências, foi produzido um painel memória com as crianças, que esta exposto na nossa Sede, possibilitando consulta e lembrança deste rico processo.