QUEM SOMOS
VERDEJAR SOCIOAMBIENTAL
Serra da Misericórdia
Através da Agroecologia Urbana, Gestão Ambiental Comunitária e Cultura, desde de 1997 compartilhamos saberes e vivências com o objetivo de contribuir para a valorização, recuperação e preservação do Maciço da Serra da Misericórdia - Patrimônio Ambiental, último fragmento de Mata Atlântica da Zona do Rio de Janeiro.
VERDEJAR SOCIOAMBIENTAL
A Verdejar Socioambiental, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, sem vínculos religiosos de caráter socioambiental e cultural criada em 1997, inscrita no CNPJ Nº 07.101.842.0001-89.
Através de ações de educação, preservação, recuperação e gestão ambiental no maciço da Serra da Misericórdia - a última área verde da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, e comunidades de seu entorno, busca valorizar a cultura, saberes e vivências de seus habitantes, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável local.
Hoje temos temáticas fixas de trabalho que compõem as raízes de atuação da Instituição: Permacultura e Justiça ambiental; Agroecologia Urbana; Produção Cultural, todas Permeadas pela Educação Ambiental. Gestão Geral Colegiada pelos Voluntários, e uma rede de diversos colaboradores na realização das ações.
Nossa Missão é Fomentar o desenvolvimento sustentável socioambiental da zona norte da cidade do Rio de Janeiro através de atividades de educação, preservação, recuperação e gestão ambiental no Maciço da Serra da Misericórdia e comunidades de seu entorno, valorizando a cultura, saberes e vivências de seus habitantes para enfrentar o paradigma de degradação desta região, utilizando da Agroecologia para a soberania e segurança alimentar na favela.
A atuação em redes de cooperação entre movimentos e ativismos sociais é uma premissa básica do nosso trabalho desde o seu nascedouro. Acreditamos que somente com a união entre diferentes segmentos da sociedade que sofrem cotidianamente as consequências da exclusão social e ambiental, sejam da cidade ou do campo, é que teremos condições de enfrentar as injustiças que se multiplicam pelos territórios populares.
Participamos de Redes que expressam a luta por Justiça social e Ambiental e que sejam horizontais e apartidárias, promovendo encontros de trocas de experiências, posicionamentos políticos e estratégias de atuação comuns, expondo nossas lutas para o conjunto da sociedade e pautando políticas públicas. Atuamos nas redes: Rede Carioca de Agricultura Urbana, Rede Ecológica, Rede Favela Sustentável, Rede Fitovida, Rede Favela Sustentável, Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) e Articulação Nacional de Agroecologia(ANA).
NOSSAS AÇÕES
AGROECOLOGIA URBANA
.Práticas comunitárias de preservação e recuperação ambiental, produção de alimentos agroecológicos - orgânicos, atuação na Rede Carioca de Agricultura Urbana e Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro-AARJ:
-
Horta Floresta (sementeira/ viveiro/ canteiros produtivos agroecológicos/compostagem)
-
Sistema Agroflorestal- SAF
-
Mutirão Agroecológico
-
Caminhada/Trilha ecológica
GESTÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA
. Fortalecimento da resiliência comunitária através do desenvolvimento e implantação de Tecnologias Alternativas de Baixo Custo com técnicas de Permacultura:
-
Bacia Evapotranspiração
-
Banheiro Seco
-
Manejo de trilhas ecológicas
-
Captação de água da chuva
-
Irrigação
-
Aquecedor Solar
-
Biodigestor
CULTURA
.Realização de Projetos, Eventos e Festivais com Multilinguagens que traduzem e fomentam a Cultura Agroecológica Verdejante:
-
Ponto de Cultura Memória da Misericórdia Luiz Poeta - AUDIOVISUAL TEATRO
-
ECOAR-TE (Arte-educação ecológica)
-
Capoeira VERDEJANTE
-
Nutrindo o Futuro
-
Cultura da Banana