III ENA
O evento organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), com a participação de diversas entidades que compõe esta rede, além de movimentos sociais do campo, da saúde, da economia solidária e do feminismo, é o resultado de um processo de mapeamento e visita a experiências concretas por meio de Caravanas Agroecológicas e Culturais, que começaram em 2013.
PROGRAMAÇÃO VARIADAO centro do III ENA será a “Feira de Saberes e Sabores”, espaço aberto aos moradores de Juazeiro e região, com produtos agroecológicos da agricultura familiar e das populações tradicionais de todo o país. Lugar ideal para a troca de mercadorias, para conversa e amizade, e sobretudo ambiente propício à troca de conhecimento, a Feira será instalada na Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) e vai narrar também a diversidade das práticas agroecológicas a partir dos territórios por onde passaram as Caravanas e a interlocução das diversas práticas com as políticas públicas existentes – e que garantem ou deveriam garantir a ampliação da produção de alimentos agroecológicos.Estão previstas, ainda, palestras com intelectuais brasileiros e estrangeiros, e um grande show na noite de sábado.
A programação (veja versão provisória anexa) vai ajudar a responder: “por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?”. Os diversos seminários temáticos ajudarão a compreender o emaranhado de relações entre a produção de alimentos e o cotidiano de toda a população. Estão em pauta temas como o acesso universal e livre às sementes em contraposição aos transgênicos; agrotóxicos, contaminação e saúde; reforma agrária e direitos territoriais; acesso à mercados locais e institucionais; agricultura nas cidades e ainda os direitos das mulheres e à comunicação.Ao final do evento será entregue aos representantes do governo uma carta política sobre as discussões nas atividades e demandas do movimento agroeocológico.
Pedra de Guaratiba, Caravana RIO DE JANEIRO
CARAVANAS AGROECOLÓGICAS E CULTURAIS Para a ANA, as experiências concretas dos agricultores e agricultoras são fundamentais e é por meio delas que encontramos caminhos para a produção de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, a partir da agricultura familiar, que fortalece as redes locais da economia e se importa com a igualdade de gêneros e a vida do trabalhador e do consumidor. É por causa deste método de trabalho que as Caravanas Agroecológicas e Culturais ganharam centralidade no processo de mobilização do III Encontro Nacional de Agroecologia entre 2013 e 2014.Planejadas pela ANA com organizações locais, foram pelo menos 12 territórios visitados em todo o país, envolvendo mais de 2,5 mil pessoas. Divididas por rotas, as visitas às experiências promoveram uma troca de saberes intensa entre os agricultores, técnicos, estudantes, gestores públicos, dentre outros.As variadas experiências mostraram a capacidade da agroecologia de promover o desenvolvimento dos territórios e o bem-estar da população.
A Caravana Agroecológica e Cultural do Rio de Janeiro ocorreu entre os dias 19 e 21 de novembro de 2013 na região metropolitana do Rio de Janeiro, organizada pela Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro. A programação foi multicultural:
19/11/2013 no Pier de Guaratiba
9h Apresentação da Caravana Agroecológica e Cultural
12h Almoço AgroecológicoOCUPA PIER - Píer de Pedra de GuaratibaMontagem do Mapa Afetivo da Baia de Sepetiba (Rede CAU e É Comunitário)
Acolhida do grupo de Santa Cruz atingidos pela TKCSa, percursos e roda de Conversa (PACS);
Mostra Solidária: “Quem é do mar não enjoa... artesanato e comida boa e com agricultura urbana nenhum quintal fica á toa" Produção dos quintais, economia solidária, produção dos pescadores, produção dos Projetos Sociais, cultural... (Rede de Ecosol da Zona Oeste);
Atividade com as crianças da Fundação Xuxa Meneghel e Casa Arte é Vida; Visita ao casario e a Igreja NªSª Desterro (conversa com o Srº Chiquinho);
Exposição Fotográfica (Nilson Pinto);
18h jantar e pernoite no Hélio Fraga
20/11/2013 Vila Autódromo
6h30 Café da manhã 8h café da manhã na Vila autódromo e visita à horta comunitária, experiência em agricultura urbana, trocas de experiências: Direito à terra no campo e na cidade – terra para viver: morar, plantar e pescar. 10h Atividade Simultânea: Roda de Conversa no Largo de Vargem Grande – Exposição de fotos antigas pelo Instituto Histórico de Jacarepaguá, roda de capoeira, exposição dos estudantes do Colégio Teófilo, distribuição de sementes, mudas. Haverá também distribuição do número especial do Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá. 11h30min à 12h – Saída de Vila Autódromo12h 30min – Chegada dos Caravaneiros ao largo de Vargem Grande com ato de acolhida.
13h Almoço na comunidade Astrogilda. 14h Visita aos sítios dos agricultores Francisco Caldeira e Pedro Mesquita; Quintais abertos: os caravaneiros poderão optar por visita às experiências locais de agricultura urbana.
17h Cultural e janta no Largo da Igreja N. S. da Conceição (Alto Mucuíba).
20h Saída para pernoitar em Nova IguaçuAssentamento Marapicu
21/112013 Nova Iguaçu
7h30 Ato na Feira da Roça de Nova Iguaçu
12h Almoço
13h Visita nos sítios:ü Israelü Domingos ü Oficina com o grupo Fitocan16h avaliação da caravana
SAIBA COMO DAR APOIO PARA OS AGRICULTORES IREM AO IIIENA:
Leve um/a Agricultor/a ao III ENA
FONTES:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.612688168816641.1073741835.245927812159347&type=1
http://aarj.wordpress.com/2014/04/15/leve-uma-agricultora-ao-iii-ena/